sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tente você



      Segue uma experiência de absorção que você pode fazer em casa: pegue uma banana e a lanterna coberta com o celofane azul que você preparou antes, vá até uma sala escura e ilumine a banana com a luz azul. De que cor você acha que ela deveria estar? Que cor é esta? Se você iluminar a banana amarela com uma luz azul, o amarelo absorve a freqüência azul e, pelo fato do quarto estar escuro, não há luz amarela sendo refletida de volta para o seu olho. Dessa forma, a banana aparece preta.
        Então, se você tiver três tintas ou pigmentos das cores magenta, ciano e amarelo e desenhar três círculos sobrepostos com estas cores conforme mostrado na Figura 4, você verá que onde a combinação foi de magenta com amarelo, o resultado é vermelho. A mistura de ciano com amarelo dá verde e de ciano com magenta dá azul. O preto é um caso especial, no qual todas as cores são absorvidas. Você consegue produzir o preto misturando amarelo com azul, ciano com vermelho ou magenta com verde. Estas uniões em particular garantem que nenhuma freqüência de luzes visíveis será refletida de volta para os seus olhos.

Figura 4
      Mas o esquema de cores mostrado na Figura 4 parece ir contra o que o seu professor de artes ensinou sobre misturar cores, certo? Se você misturar giz de cera amarelo e azul, dá verde e não preto. Isto deve-se ao fato de quepigmentos artificiais, como o giz de cera, não são absorventes perfeitos: eles não absorvem todas as cores, exceto uma. Um giz de cera "amarelo" consegue absorver azul e violeta, refletindo vermelho, laranja e verde. Um giz de cera "azul" consegue absorver vermelho, laranja e amarelo, refletindo azul, violeta e verde. Por isso, quando você mistura os dois gizes de cera todas as cores são absorvidas, exceto o verde. É por isto que você vê misturas resultando em verde ao invés do preto mostrado na Figura 4.
     Existem duas formas básicas por meio das quais vemos as cores. Um objeto pode tanto emitir ondas de luz na freqüência da cor observada quantoabsorver todas as outras freqüências, refletindo de volta para o seu olho apenas a onda de luz ou a combinação das ondas que aparecem como a cor observada. Por exemplo: para ver um objeto amarelo ou ele está emitindo diretamente ondas de luz na freqüência amarela ou ele está absorvendo a parte azul do espectro; ele também está refletindo as partes vermelhas e verdes de volta para os seus olhos, que vêem as freqüências unidas como amarelo.

Nenhum comentário: