terça-feira, 24 de outubro de 2023

1-      Qual a lei que colocou fim ao tráfico negreiro em 1850, foi a?

A lei que encerrou o tráfico negreiro em 1850 no Brasil foi a "Lei Eusébio de Queirós," proibindo o comércio internacional de escravos, um passo crucial em direção à futura abolição da escravidão em 1888 com a "Lei Áurea."

 

2 - Qual a lei que libertava os africanos escravizados com mais de 60 anos de idade?

 

A lei que libertava africanos escravizados com mais de 60 anos no Brasil era a "Lei Eusébio de Queirós", de 1850, que também proibiu o tráfico transatlântico de escravos. Essa lei garantia a liberdade a africanos com mais de 60 anos, embora eles permanecessem sob controle estatal por três anos antes de obterem total liberdade. Ela foi um marco na abolição da escravidão no Brasil.

 

3-A Lei assinada pela princesa isabel em 13 de maio de 1888, que determinou a abolição da escravidão no Brasil, como foi chamada essa lei?

A lei assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, que determinou a abolição da escravidão no Brasil, é conhecida como a "Lei Áurea". Essa lei marcou o fim oficial da escravidão no país.

 

 

4- Na Itália, eles defendiam a formação de uma monarquia constitucional centrada no reino de Piemonte-Sardenha. Trata-se dos:

Na Itália, os "piedmonteses" defendiam uma monarquia constitucional centrada no Reino de Piemonte-Sardenha, um movimento importante na unificação italiana no século XIX. Vítor Emanuel II, rei de Piemonte-Sardenha, desempenhou um papel central na unificação do país.

 

5-Quem era, o que defendia e onde foi suas maiores conquistas?

a) Giuseppe Mazzini:

b) Vitor Ernanuel II:

a) Giuseppe Mazzini era um patriota e político italiano do século XIX. Ele defendia a unificação da Itália em uma república democrática. Suas maiores conquistas incluem a fundação da organização secreta "Jovem Itália" e o desempenho de um papel crucial nos movimentos pela unificação italiana. Ele inspirou muitos italianos a lutar por uma Itália unificada e independente.

 

b) Vítor Emanuel II era o Rei do Reino de Piemonte-Sardenha e, posteriormente, o primeiro rei da Itália unificada. Ele desempenhou um papel importante na unificação da Itália, liderando militarmente o Reino de Piemonte-Sardenha em uma série de conflitos e acordos diplomáticos. Suas maiores conquistas incluem a unificação da Itália em 1861 e a proclamação de Roma como a capital do novo Estado italiano em 1871.

6- Responda:

a) Quem eram e quem apoio os camisas-vermelhas?

b) O que foi a Questão Romana e como foi solucionada?

a) Os "camisas-vermelhas" foram uma força liderada por Giuseppe Garibaldi e apoiada pelo Reino de Piemonte-Sardenha na unificação da Itália.

 

b) A "Questão Romana" era uma disputa entre o Estado italiano e a Igreja Católica sobre Roma. Foi resolvida em 1870 quando tropas italianas ocuparam Roma, tornando-a a capital da Itália unificada, e posteriormente, em 1929, o Tratado de Latrão estabeleceu a Cidade do Vaticano como um Estado independente sob a soberania do Papa.

 

7- As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilibrio político e social europeu. Quais os principais acontecimentos históricos desencadeados pelos processos de unificações?

As unificações da Alemanha e da Itália na segunda metade do século XIX alteraram o equilíbrio de poder na Europa, aumentaram as tensões entre as nações europeias, reconfiguraram fronteiras, promoveram o nacionalismo e o parlamentarismo, e tiveram impactos culturais e intelectuais significativos. Isso também levou à expansão imperial alemã e enfraqueceu os impérios austríaco e otomano, contribuindo para as tensões que culminariam nas guerras mundiais do século XX.

 

8-Na unificação da Alemanha, quais personagem destacaram-se:

Otto von Bismarck - O principal arquiteto da unificação, servindo como primeiro-ministro da Prússia e, posteriormente, como chanceler do Império Alemão. Ele usou guerras estrategicamente planejadas para unificar a Alemanha.

 Guilherme I da Prússia - Tornou-se imperador do Segundo Império Alemão e desempenhou um papel simbólico importante na unificação.

Helmuth von Moltke - Um general prussiano que liderou as forças militares prussianas nas guerras que levaram à unificação.

Essas figuras foram essenciais no processo de unificação alemã e na criação do Império Alemão em 1871.

9-0 Congresso de Viena resultou, para os Estados alemães, na criação do(a):

O Congresso de Viena resultou na criação da Confederação Germânica para os Estados alemães. Essa confederação substituiu o antigo Sacro Império Romano-Germânico e estabeleceu uma associação de Estados alemães independentes e soberanos, unidos para assuntos comuns, como defesa e comércio. Isso representou um estágio importante no caminho em direção à futura unificação da Alemanha, que ocorreria em 1871.

 

10- Quais guerras que compuseram o movimento de unificação alemã e o ano de ocorrência?

 Guerra dos Ducados (1864) - Prússia e Áustria contra a Dinamarca, resultando na administração compartilhada de alguns ducados alemães.

Guerra Austro-Prussiana (1866) - Conflito entre a Prússia e a Áustria, que a Prússia venceu, levando à formação da Confederação da Alemanha do Norte, excluindo a Áustria.

Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) - A Prússia e outros estados alemães da Confederação da Alemanha do Norte enfrentaram a França, resultando na proclamação do Império Alemão em 1871.

Essas guerras desempenharam um papel crucial na unificação alemã, liderada por Otto von Bismarck, e culminaram na criação do Império Alemão em 1871.