sábado, 17 de fevereiro de 2018

A Espectroscopia e a Química




A espectroscopia representa um meio de investigar as perturbações causadas na matéria em função da interação com a radiação eletromagnética. O aprimoramento dos meios e técnicas aliado ao desenvolvimento do convencionalismo teórico da mecânica quântica no séc. XX, possibilitou um avanço notável nas áreas da física e da química. Atualmente, a física e a química moderna são subsidiadas pelo uso da espectroscopia na identificação da estrutura da matéria e determinação de propriedades físico-químicas de sistemas e processos de significativo interesse para a ciência.

Plantas alimentícias não convencionais - PANC


            PANCs como uma solução para combater a fome no presente e no futuro.

                                                                                                                          
                                                                                                                          Autor: Gomes J. Edvan

INTRODUÇÃO: Plantas alimentícias não convencionais, PANCs, foi uma das ações realizadas pelo grupo PIBID-QUÍMICA-UFBA no ColégioEstadual Plataforma. A saída da sala de aula para fazer pesquisa de campo como um tipo de recurso didático que ganha espaço como instrumento motivador para a auferir conhecimentos não só químico, mas também em diversas áreas e serve como uma chave que abre portas para a vida, uma vez que propõe estímulo ao interesse do estudante. O uso das tic´s como recursos educacionais como celular que os estudantes usaram para fotografar as plantas pode inseri-los em um universo tecnológico que propicia a curiosidade e induz a descoberta de possibilidades.

Iodo é um mineral essencial para a vida humana.


O que é iodo?
Iodo é um mineral essencial para a vida humana. Como não é produzido pelo nosso organismo, deve ser obtido através de fontes externa (alimentos ou suplementos). A maioria dos alimentos é pobre em Iodo, o que levou a OMS e a UNICEF a criar uma estratégia global para suprir essa necessidade.

Como Calcular a Área da Superfície de um Prisma Retangular


Como Calcular a Área da Superfície de um Prisma Retangular
Um prisma retangular é um nome bonito para um objeto de seis lados que é muito familiar para todos - a caixa. Pense num tijolo comum, ou uma caixa de sapatos, e você saberá exatamente o que é um prisma retangular. Este artigo irá mostrar como calcular a área desta forma.
Passos
Método 1: Área = 2ab + 2bc + 2ac

Como Becquerel não descobriu a radioatividade



Como Becquerel não descobriu a radioatividade

O texto a seguir é baseado no artigo de R.A. MARTINS, Como Becquerel não descobriu a radioatividade, publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física 7 (1990) 27-45)
Introdução
Quase todos já ouviram falar sobre a descoberta da radioatividade, que é um fenômeno pelo qual os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo, nesse processo, formar novos elementos químicos. Costuma-se dizer que esse fenômeno foi descoberto, acidentalmente, por Henri Becquerel, em 1896. Tudo aconteceu porque Becquerel guardou, em uma gaveta, um composto de urânio juntamente com uma chapa fotográfica, havendo depois revelado a chapa e notado nela os sinais da radiação. A história não é bem assim. Dificilmente se poderia afirmar que Becquerel descobriu a radioatividade; e aquilo que ele de fato descobriu não foi fruto do acaso.
Este capítulo mostrará qual foi o trabalho de Becquerel, o longo e tortuoso caminho que levou à descoberta da radioatividade e discutirá as dificuldades de compreensão dos fatos que eram observados. Esse episódio é muito instrutivo, por mostrar claramente como as expectativas teóricas podem influenciar as próprias observações, levando o pesquisador a ver coisas que não existem.

Derivados do benzeno encontrado com frequência.

Derivados do benzeno

Lados de triângulos retângulos

Lados de triângulos retângulos

Aprenda a identificar os lados de triângulos retângulos: opostos, adjacentes e hipotenusa.

Nós usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos retângulos.
hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. Ela é o maior lado do triângulo retângulo.
CBA\goldD{\text {hipotenusa}}
Os outros dois lados são chamados cateto oposto e cateto adjacente. Esses lados são definidos em relação a um ângulo.

Como identificar Seno, cosseno e tangente?


O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos.


Senocosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.
Como essas relações são definidas a partir de um triângulo retângulo, vale relembrar os elementos dessa figura geométrica.
O que é um triângulo retângulo?
Triângulo é um polígono que possui três lados. Quando um dos seus ângulos é igual a 90°, ele é chamado de retângulo.
Observe que o ângulo reto está no vértice C do triângulo. Os lados que partem desse vértice são chamados de adjacentes ao ângulo reto e, na Trigonometria, são conhecidos como catetos. O lado que sobra sempre é o maior do triângulo retângulo e é chamado de hipotenusa.
Afinal, o que é cateto oposto e cateto adjacente?