quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A VIDA DE LAVOISIER



Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, em 1743. Filho de família rica, recebeu educação esmerada e exerceu vários cargos públicos. Morreu guilhotinado aos 51 anos.
Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, no dia 26 de agosto de 1743. Era filho de um rico advogado e logo ficou órfão por parte de mãe. Como sua família tinha boas condições financeiras, ele foi muito bem educado e logo cedo, com a idade de 22 anos de idade, ganhou uma medalha de ouro da Academia de Ciências por ter feito um projeto de iluminação para as ruas de Paris.

OLHAR PARA A HISTÓRIA: CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA




INTRODUÇÃO
OLHAR PARA A HISTÓRIA: CAMINHO PARA A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA HOJE

        O homem é um ser natural, isto é, ele é um ser que faz parte da natureza; não se pode conceber o conjunto da natureza sem nela inserir a espécie humana. Ao mesmo tempo em que se constitui em ser natural, o homem diferencia-se da natureza, que é, como o diz Marx: “o corpo inorgânico do homem”; para sobreviver ele precisa com ela relacionar-se já que dela provêm as condições que lhe permitem perpetuar-se enquanto espécie; não se pode, portanto, conceber o homem sem a natureza e nem a natureza sem o homem.

Teoria do Flogisto


Teoria do Flogisto

Desde o princípio da combustão quando o homem descobriu que poderia inflamar materiais para produzir calor, ele vem se perguntando como ocorria tal fato em parâmetros químicos. No início destes estudos foram formuladas várias teorias, as quais eram aceitáveis para a época, mas com muitas falhas.

Atomismo e a Filosofia Mecanicista


Atomismo e a Filosofia Mecanicista

Martin TAMNY

1.      A Filosofia Mecanicista
A revolução científica dos séculos XVI e XVII estava associada a emergência de uma nova filosofia natural chamada de “Filosofia Mecanicista”. Dessa forma, em parte, a Filosofia Mecanicista era a ressurreição do atomismo de Demócrito, Lucrécio e Epicuro, e oferecia uma excitante alternativa ao aristotelismo dominante como visão de mundo do século XVI. Pierre Gassendi (1592-1655), René Descartes (1596-1650), Thomas Hobbes (1588-1679), Galileu Galilei (1564-1642), Robert Boyle (1627-1691), Issac Newton (1642-1727) e John Locke (1632-1704) todos, em graus diferentes, aderiram à Filosofia Mecanicista.