quarta-feira, 3 de maio de 2023

Diferenças entre as energias renováveis e não renováveis.

 Olá pessoal,vamos falar sobre as diferenças entre as energias renováveis e não renováveis.

Começando pelas energias não renováveis, essas fontes de energia incluem o petróleo, o carvão e o gás natural. Elas são chamadas de energias não renováveis porque são fontes de energia que levam milhões de anos para se formar na natureza, e uma vez que são esgotadas, não podem ser substituídas em um curto período de tempo. Além disso, a extração e a queima dessas fontes de energia podem causar danos significativos ao meio ambiente, incluindo a poluição do ar ,da água e do meio ambiente como todo, além da contribuição para as mudanças climáticas já conhecidas.

Por outro lado, as energias renováveis são fontes de energia que podem ser naturalmente renovadas em um curto período de tempo, como a energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa. Elas são consideradas mais sustentáveis e limpas do que as fontes de energia não renováveis, pois a produção de energia não emite gases de efeito estufa e não causa poluição significativa do ar ou da água.

A energia solar é obtida a partir da luz do sol, que é convertida em eletricidade por meio de painéis solares. A energia eólica é gerada pelo vento que é usado para mover turbinas e gerar eletricidade. A energia hidrelétrica é gerada pela água em movimento, que é usada para girar turbinas e gerar eletricidade. A energia geotérmica é obtida do calor natural gerado pelo interior da Terra, e a biomassa é obtida a partir de materiais orgânicos como resíduos de plantas e animais.

Embora as energias renováveis possam ter custos iniciais mais elevados, a longo prazo, elas podem ser mais econômicas e sustentáveis, além de contribuírem significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e dos impactos ambientais negativos.

Portanto, é importante considerar o uso de fontes de energia renováveis em nossas vidas diárias e promover a transição para um futuro mais limpo e sustentável. Esperamos que este vídeo tenha sido útil e informativo, e que você possa continuar a aprender mais sobre as energias renováveis e não renováveis. Se inscreva no canal.E bem vindos ao mundo fascinante da química.