sábado, 17 de fevereiro de 2018

Iodo é um mineral essencial para a vida humana.


O que é iodo?
Iodo é um mineral essencial para a vida humana. Como não é produzido pelo nosso organismo, deve ser obtido através de fontes externa (alimentos ou suplementos). A maioria dos alimentos é pobre em Iodo, o que levou a OMS e a UNICEF a criar uma estratégia global para suprir essa necessidade.

Por que o Iodo é importante na gestação e na lactação?
Iodo é essencial para o saudável desenvolvimento do cérebro de bebês em gestação, de recém-nascidos e de crianças até os primeiros anos de vida. A necessidade de iodo pela mamãe cresce drasticamente durante a gestação. Por isso, é necessário garantir uma suplementação adequada, tanto para a mamãe quanto para o bebe em gestação.
Recomenda-se inclusive, que a futura mamãe se prepare para a gestação, aumentando sua ingestão diária de Iodo de modo a garantir uma gravidez saudável desde os primeiros dias.
A ingestão de iodo nos níveis recomendados pela OMS, UNICEF e FAO ajudará a evitar má formação cerebral e preservar a capacidade de aprendizado da criança.
A quantidade de iodo no sal é suficiente?
A quantidade de iodo presente no sal pode suprir as necessidades diárias dos humanos em geral, no entanto essa estratégia de suplemento não contempla gestantes e lactantes. Para ajudar a obter a ingestão diária é recomendável a suplementação oral, através de capsulas e/ou comprimidos.


Referencias: Sites da FAO,UNICEF e OMS


Nenhum comentário: