sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Os arco-íris nas bolhas de sabão

Você já se perguntou por que as bolhas de sabão são coloridas ou por que uma poça de óleo numa rua molhada tem cores ao seu redor? Isso acontece quando as ondas de luz passam através de um objeto com duas superfícies refletivas. Quando duas ondas de luz incidentes de mesma freqüência atingem uma fina membrana de sabão (como mostrado na Figura 5 abaixo), partes das ondas de luz são refletidas da superfície superior, enquanto outras partes da luz passam pela membrana e são refletidas da superfície inferior, o que destrói a sincronia entre elas. Os físicos se referem a este estado como estar fora de fase. Quando os dois conjuntos de ondas atingem os fotoreceptores dos seus olhos, eles interferem entre si, somando-se ou subtraindo-se umas as outras, formando uma nova onda de freqüência ou cor diferentes.
Basicamente, quando a luz branca, que é a mistura de cores diferentes, ilumina uma película com duas superfícies refletivas, as várias ondas refletidas interferem umas com as outras para formar adornos de arco-íris. Estes adornos mudam de cor quando você muda o ângulo que olha a membrana, pois você está mudando o caminho pelo qual a luz deve viajar para atingir o seu olho. Se você diminuir o ângulo em que olha para a película, você aumenta a quantidade de película que a luz precisa percorrer para que você a veja. Isso causa uma maior interferência (em inglês).

Figura 5
Tudo o que vemos é produto da natureza da luz e é afetado por ela. A luz é uma forma de energia que viaja em ondas. Os nossos olhos estão sintonizados apenas com as freqüências de ondas que chamamos de luz visível. Mudanças na natureza da onda de luz explicam a origem das cores, a forma como a luz viaja e o que acontece com a luz quando ela encontra diferentes tipos de materiais.

Nenhum comentário: