sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Freqüência



        As ondas de luz também têm muitas frequências. A freqüência é o número de ondas que passa por um ponto no espaço durante um intervalo de tempo determinado, normalmente um segundo. Ela é medida em unidades de ciclos (ondas) por segundo ou Hertz (Hz).
A freqüência de luz visível é chamada de cor e varia entre 430 trilhões de Hz, vista como vermelho, até 750 trilhões de Hz, vista como violeta. A escala total de frequências vai além do espectro visível, de menos de 1 bilhão de Hz (como nas ondas de rádio) até mais de 3 bilhões de bilhões de Hz (como nos raios gama).
      Conforme dito acima, as ondas de luz são ondas de energia. A quantidade de energia de uma onda de luz está proporcionalmente relacionada a sua freqüência: luz de alta freqüência tem energia alta, luz de baixa freqüência tem energia baixa. Assim sendo, os raios gama têm a maior energia e as ondas de rádio têm a menor. Das luzes visíveis, o violeta tem mais energia e o vermelho tem menos.
      A luz não somente vibra em freqüências diferentes, mas também viaja em velocidades diferentes. As ondas de luz se movem no vácuo em sua velocidade máxima, que é de 300 mil km/s, o que faz da luz o fenômeno mais rápido do universo. As ondas de luz diminuem sua velocidade quando viajam em substâncias como o ar, água, vidro ou um diamante. A forma como diferentes substâncias afetam a velocidade pela qual a luz viaja é a chave para entender a sua curvatura ou refração, que discutiremos mais adiante.

Figura 2
    Portanto, as ondas de luz apresentam numa contínua variedade de tamanhos, freqüências e energias. Esta continuidade é o espectro eletromagnético (Figura 2). A figura 2 não está desenhada em escala, já que a luz visível ocupa apenas 0,001% do espectro.

Nenhum comentário: