sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reflexão



Os átomos de alguns materiais não prendem seus elétrons firmemente. Em outras palavras, os materiais contêm muitos elétrons livres, que podem pular rapidamente de um átomo para outro dentro do material. Quando os elétrons neste tipo de material absorvem a energia de uma onda de luz incidente, não passam esta energia para os outros átomos. Os elétrons energizados simplesmente vibram e então enviam a energia para fora do objeto, como uma onda de luz com a mesma freqüência da onda incidente. O efeito geral é que a onda de luz não penetra profundamente no material.
Na maioria dos metais, os elétrons estão fracamente ligados e ficam livres para se movimentar, fazendo com que os metais reflitam a luz visível e pareçam brilhantes. Os elétrons do vidro têm alguma liberdade, mas não tanto quanto os dos metais. Em menor grau, o vidro também reflete a luz e parece ser brilhante.
Uma onda refletida sempre sai da superfície de um material num ângulo igual ao da onda incidente que atingiu a superfície. Na física, isto é chamado de Lei da Reflexão. Você provavelmente já ouviu falar sobre a Lei da Reflexão como "o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão".
Você pode ver por si só que a luz refletida tem a mesma freqüência da onda incidente. Olhe para a sua imagem num espelho. As cores que você vê na imagem do espelho são as mesmas que você vê ao olhar para o seu corpo. As cores da sua camisa e cabelo são as mesmas em você do que as que estão refletidas no espelho. Se isto não fosse verdade, teríamos que confiar completamente nas outras pessoas para saber como nós somos.

Nenhum comentário: