UNIVERSIDADE xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
INSTITUTO
DE xxxxxxxxxxxxxxxxx
EDCA47 – ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO
DOCENTE: xxxxxxxxxxxxxxxx
DISCENTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxx.
‘’O maior inimigo do
conhecimento não é a ignorância, más a ilusão do conhecimento. ’’
-Stephen Hawking
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS LEIS DOS GASES EM
SALA DE AULA COM UMA CONCEPÇÃO CTS.
Salvador-2018.
TEMA: Poluição atmosférica
CONTEUDO: Gases
PUBLICO ALVO: 1º Ano do Ensino Médio
Nº DE AULAS: 4 aulas de 50 min.
INTRODUÇÃO
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases)
propõe que o aluno “tenha uma formação ética com o desenvolvimento de sua
autonomia intelectual e seu pensamento crítico” (BRASIL, 1996, p. 11). Olhando
o ensino de Química por esse ponto de vista, entende-se que a abordagem Ciência
Tecnologia-Sociedade (CTS) pode contribuir para promover o posicionamento
crítico dos alunos ao tempo que propõe a educação científica para cidadania.
Nessa direção, uma das características deste tipo de abordagem para o processo
ensino-aprendizagem é discutir relações CTS em duas dimensões. Na primeira dimensão
podem ser considerados os processos de elaboração, métodos e validação do conhecimento
científico que podem significá-lo com relação ao mundo real, a partir de temas sociais,
como por exemplo, efeitos dos gases na poluição atmosférica. Na segunda
dimensão, são pensados aspectos relativos ao papel do professor e do aluno, e as
interações professor-aluno e aluno-aluno, através de atividades que enfatizem
métodos cooperativos e debates com os alunos valorizando a dimensão discursiva,
epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para
discutir as relações CTS. "Art. 1o Entendem-se por
educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade
constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências
voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo,
essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Já o Art. 2o
A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação
nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e
modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal."
Desta forma o tema proposto "Poluição Atmosférica
“, juntamente com o conteúdo gases, atende às necessidades acima supracitadas
pela LDB, promovendo conhecimentos, habilidades, e conscientizando os
indivíduos de forma crítica e transformadora.
AULA1
OBJETIVO:
Entender o conceito de gases; compreender
a Lei geral dos gases; relacionar a Teoria cinética dos gases;
MATERIAL UTILIZADO: Quadro,
piloto, computador, projetor e livro didático
METODOLOGIA / DESCRIÇÃO: Aula expositiva iniciará com as
seguintes perguntas: Por que em dias quentes é mais fácil o estouro de um pneu
do que em dias frios? Por que uma bexiga de gás quando sobe na atmosfera
estoura com maior facilidade? Por uma bexiga cheia de ar murcha após algum tempo?
O que acontece com o volume de um gás quando ele é aquecido?
Após
as respostas dos alunos, discutir os conhecimentos prévios que eles deverão
saber: As Grandezas do Estado Gasoso: Pressão, Volume e Temperatura; Conversão
de Unidades; Modelo Explicativo do Comportamento dos Gases. Mostrar como as
três grandezas do estado gasoso se comportam entre si, considerando uma massa
fixa de gás, explicando assim as três transformações gasosas: Lei de Charles e
Gay-Lussac; Lei de Boyle e Análise gráfica.
AVALIAÇÃO:
Será passada uma lista de exercícios abordando todo conteúdo passado para
avaliar se os estudantes entenderam.
AULA2
OBJETIVO: Mostrar e relacionar as variáveis P, V e T
utilizando o software Phet colorado.
METODOLOGIA:
Nesta aula, já no laboratório de informática, mostraremos aos alunos um
programa, onde eles poderão constatar a veracidade das leis dos gases através
de simulações.
AVALIAÇÃO: Será pedido um relatório das observações
feitas pelos estudantes onde eles irão explicar de forma descritiva qual
relação existente entre as três grandezas trabalhada.
AULA 3
OBJETIVO:
discutir as causas e consequências da
poluição atmosférica.
RECURSOS
UTILIZADO: computador e projetor,
METODOLOGIA: Esta terceira aula serão explorados os
efeitos da compressibilidade, difusão e expansibilidade dos gases quando são
subprodutos dos combustíveis. Em seguida será exibido um vídeo intitulado de
‘’O funcionamento de um motor a combustão interna’’(https://www.youtube.com/watch?v=emRxXykWB3Y)
que fala sobre o funcionamento do motor de combustão dos automóveis e será
colocado para os alunos a seguinte problemática: a partir das informações
apresentadas no vídeo, explique o funcionamento do motor automotivo considerando
as propriedades dos gases. Posteriormente, será discutido o conceito de reações
de combustão e suas relações com o efeito estufa (maléficos e benefícios) e os
principais gases poluentes.
AVALIAÇÃO: Será pedido uma pesquisa sobre os
principais gases produzidos no motor a de combustão interna e como eles afetam
a saúde da humanidade e que os estudantes proponham soluções para um novo tipo
de combustível menos nocivo.
AULA 4
OBJETIVO: Entender as causas da poluição atmosférica;
compreender o conceito de Efeito Estufa, Camada de Ozônio; Deduzir as consequências
da Poluição Atmosférica de forma consciente, e buscar soluções.
METODOLOGIA: Será apresentado o vídeo, onde será
discutido sobre os gases presentes na atmosfera; conceito de Efeito estufa e
camada de ozônio - discutir as utilidades e necessidades dos mesmos: efeitos benéficos
ou maléficos?
AVALIAÇÃO: - Fazer atividades em grupos para responder
perguntas sobre os gases, efeito estufa, camada de ozônio, gases e substancias
químicas presentes na atmosféra. Os alunos serão avaliados nos conhecimentos
adquiridos de forma qualitativa e quantitativa, individualmente e em grupo.
Será feita avaliação discursiva para saber se os objetivos das temáticas foram alcançados
e se com os conhecimentos adquiridos houve alguma mudança significativa na
postura dos alunos em relação ao que foi apreendido.
REFERENCIAS
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