domingo, 26 de agosto de 2018


                              


                                             UNIVERSIDADE xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
                                                          INSTITUTO DE xxxxxxxxxxxxxxxxx
                                       EDCA47 – ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO                     
                                                                             
DOCENTE: xxxxxxxxxxxxxxxx
DISCENTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxx.
                   
  ‘’O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, más a ilusão do                    conhecimento. ’’
-Stephen Hawking





           



SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS LEIS DOS GASES EM SALA DE AULA COM UMA CONCEPÇÃO CTS.









                                                                          Salvador-2018.
TEMA: Poluição atmosférica
CONTEUDO: Gases
PUBLICO ALVO: 1º Ano do Ensino Médio
Nº DE AULAS: 4 aulas de 50 min.
INTRODUÇÃO
            A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) propõe que o aluno “tenha uma formação ética com o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico” (BRASIL, 1996, p. 11). Olhando o ensino de Química por esse ponto de vista, entende-se que a abordagem Ciência Tecnologia-Sociedade (CTS) pode contribuir para promover o posicionamento crítico dos alunos ao tempo que propõe a educação científica para cidadania. Nessa direção, uma das características deste tipo de abordagem para o processo ensino-aprendizagem é discutir relações CTS em duas dimensões. Na primeira dimensão podem ser considerados os processos de elaboração, métodos e validação do conhecimento científico que podem significá-lo com relação ao mundo real, a partir de temas sociais, como por exemplo, efeitos dos gases na poluição atmosférica. Na segunda dimensão, são pensados aspectos relativos ao papel do professor e do aluno, e as interações professor-aluno e aluno-aluno, através de atividades que enfatizem métodos cooperativos e debates com os alunos valorizando a dimensão discursiva, epistêmica e pedagógica visando identificar possibilidades e limitações para discutir as relações CTS. "Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Já o Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal."
Desta forma o tema proposto "Poluição Atmosférica “, juntamente com o conteúdo gases, atende às necessidades acima supracitadas pela LDB, promovendo conhecimentos, habilidades, e conscientizando os indivíduos de forma crítica e transformadora.
                                                                         AULA1
OBJETIVO: Entender o conceito de gases; compreender a Lei geral dos gases; relacionar a Teoria cinética dos gases;


MATERIAL UTILIZADO: Quadro, piloto, computador, projetor e livro didático

METODOLOGIA / DESCRIÇÃO: Aula expositiva iniciará com as seguintes perguntas: Por que em dias quentes é mais fácil o estouro de um pneu do que em dias frios? Por que uma bexiga de gás quando sobe na atmosfera estoura com maior facilidade? Por uma bexiga cheia de ar murcha após algum tempo? O que acontece com o volume de um gás quando ele é aquecido?
Após as respostas dos alunos, discutir os conhecimentos prévios que eles deverão saber: As Grandezas do Estado Gasoso: Pressão, Volume e Temperatura; Conversão de Unidades; Modelo Explicativo do Comportamento dos Gases. Mostrar como as três grandezas do estado gasoso se comportam entre si, considerando uma massa fixa de gás, explicando assim as três transformações gasosas: Lei de Charles e Gay-Lussac; Lei de Boyle e Análise gráfica.
 AVALIAÇÃO: Será passada uma lista de exercícios abordando todo conteúdo passado para avaliar se os estudantes entenderam.                     
                                                                           AULA2                            
OBJETIVO: Mostrar e relacionar as variáveis P, V e T utilizando o software Phet colorado.
METODOLOGIA: Nesta aula, já no laboratório de informática, mostraremos aos alunos um programa, onde eles poderão constatar a veracidade das leis dos gases através de simulações.
AVALIAÇÃO: Será pedido um relatório das observações feitas pelos estudantes onde eles irão explicar de forma descritiva qual relação existente entre as três grandezas trabalhada.
                                                                                  AULA 3
OBJETIVO: discutir as causas e consequências da poluição atmosférica.
RECURSOS UTILIZADO: computador e projetor,
METODOLOGIA: Esta terceira aula serão explorados os efeitos da compressibilidade, difusão e expansibilidade dos gases quando são subprodutos dos combustíveis. Em seguida será exibido um vídeo intitulado de ‘’O funcionamento de um motor a combustão interna’’(https://www.youtube.com/watch?v=emRxXykWB3Y) que fala sobre o funcionamento do motor de combustão dos automóveis e será colocado para os alunos a seguinte problemática: a partir das informações apresentadas no vídeo, explique o funcionamento do motor automotivo considerando as propriedades dos gases. Posteriormente, será discutido o conceito de reações de combustão e suas relações com o efeito estufa (maléficos e benefícios) e os principais gases poluentes.
AVALIAÇÃO: Será pedido uma pesquisa sobre os principais gases produzidos no motor a de combustão interna e como eles afetam a saúde da humanidade e que os estudantes proponham soluções para um novo tipo de combustível menos nocivo.
                                                                              AULA 4
OBJETIVO: Entender as causas da poluição atmosférica; compreender o conceito de Efeito Estufa, Camada de Ozônio; Deduzir as consequências da Poluição Atmosférica de forma consciente, e buscar soluções.
METODOLOGIA: Será apresentado o vídeo, onde será discutido sobre os gases presentes na atmosfera; conceito de Efeito estufa e camada de ozônio - discutir as utilidades e necessidades dos mesmos: efeitos benéficos ou maléficos?
AVALIAÇÃO: - Fazer atividades em grupos para responder perguntas sobre os gases, efeito estufa, camada de ozônio, gases e substancias químicas presentes na atmosféra. Os alunos serão avaliados nos conhecimentos adquiridos de forma qualitativa e quantitativa, individualmente e em grupo. Será feita avaliação discursiva para saber se os objetivos das temáticas foram alcançados e se com os conhecimentos adquiridos houve alguma mudança significativa na postura dos alunos em relação ao que foi apreendido.
REFERENCIAS
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências – Unindo a pesquisa e a prática. Thomson,2004.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
CARVALHO, M.G. Tecnologia, desenvolvimento social e educação tecnológica. In: Educação e Tecnologia. Revista Técnico-Científica dos programas de Pós-Graduação em Tecnologia dos CEFETs PR/MG/RJ. Curitiba, 1997.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia - 1a ed. - São Paulo: FTD, 2010. - (Coleção química, meio ambiente, cidadania, tecnologia; v. 2)
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A Proposta Curricular de Química do Estado de Minas Gerais: Fundamentos e Pressupostos. Química Nova, v. 23, p.273-283, 2000.
MÉHEUT, M. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In Research and Quality of Science Education (Eds. Kerst Boersma, Martin Goedhart, Onno de Jong e Harrie Eijelhof). Holanda: Springer.2005.
REIS, Martha. Química – Meio Ambiente – Tecnologia – Cidadania. Ed. FDT. São Paulo, 2010.
PERUZZO. F.M.; CANTO. E.L., Química na abordagem do cotidiano, volume 1, 4ª edição, ed moderna, São Paulo, 2006
 LOPES, A. R. C. Bachelard - o filosofo da desilusão
 LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências
História e Filosofia da Ciência no ensino de Química em busca dos objetivos educacionais da atualidade.
ZABALA, A. A Prática Educativa: Como educar. Porto Alegre, 1998.
https://phet.colorado.edu/en/simulations/category/chemistry
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=275


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